sábado, 21 de agosto de 2010

Casa dos Claudinos


Nesta foto está a Mimi e a minha Madrinha Palmira











Lembro-me das minhas férias de infância passadas na CASA GRANDE da Rua de Cimo de Vila, em Cesar, quando eu ia para a "FÁBRICA DOS CLAUDINOS" que tinha sido do meu Avô CLAUDINO e agora era dos meus tios, e que ficava no ré-do-chão da casa.
Como eu gostava de ir ver trabalhar o meu Tio Abilio, com a sua mão certinha, pintar os gasómetros, regadores, jarros, etc, tudo de zinco, tudo tão delicadamente enfeitado por ele!
Eu apreciava estar bem no meio dos trabalhadores e dos meus tios Américo e António e ver como eles faziam essas peças e tambem as banheiras, dentro das quais me metia muitas vezes nas minhas brincadeiras.
Foi nessa casa que tive o sarampo, que conheci pela primeira vez uma Árvore de Natal com luzinhas verdadeiras de piscar, em forma de lanterninhas, que vi cinema pela primeira vez, que conheci as lindissimas histórias (verdadeiras e inventadas) que a minha avó Rosa contava, e que ainda hoje lembro com saudade.
Uma dessas histórias refere-se ao meu Tio Abilio: ele era muito "namoradeiro" e saía todas as noites para se encontrar com as inúmeras namoradas que tinha, mas sem o pai saber, pois nesse tempo havia horas para recolher mesmo para os rapazes. Então ele arranjou maneira de sair sem ninguem saber, ou antes, só a minha avó sabia.
Como havia um alçapao em casa, que dava para a fábrica, ele fazia de conta que ia para a cama e depois descia para o rés-do-chão e saía para os encontros. A minha avó deixava o fecho do alçapão aberto, e quando ele chegava, era só subir as escadinhas, fechar o alçapão e deitar-se.
O pior foi uma vez que ela se esqueceu e deixou um saco em cima do tal alçapão e ele não conseguiu abri-lo e teve de dormir na fábrica. No dia seguinte foi uma risota das grandes quando o pessoal chegou para trabalhar e encontrou o meu tio Abilio a dormir dentro de uma banheira cheio de frio pois estávamos no Inverno e em Cesár é um gelo nessa época.

***
ROSA TEIXEIRA
NASCEU EM ARCO DE BAULHE - CABECEIRAS DE BASTO
N. 23 SET 1884 - M.20 FEV 1974
***
CLAUDINO TAVARES AZEVEDO
NASCEU EM CESAR -OLIVEIRA DE AZEMEIS
N. 8 JAN 1882 - M.15 FEV 1947



Eu na Casa dos Claudinos e com a minha Madrinha Palmira